28 de janeiro de 2020

Registros Eclesiásticos de Africanos e Afrodescendentes no Brasil

A Universidade Vanderbilt, em Nashville, Tennessee, EUA, com o apoio do British Library Endangered Archives Grant, está digitalizando e transcrevendo registros eclesiásticos de africanos e afrodescendentes no Brasil.

Escravos e seus descendentes são o centro desta coleção, que cobre os registros de batismos, casamentos e morte de escravos, escravos libertos e homens livres no período da escravidão africana no Brasil, entre 1530 e 1888.
Esta coleção inclui documentação mantida pelos Arquivos da atual arquidiocese de Niterói que, devido às sucessivas mudanças na jurisdição eclesiástica, inclui paróquias e dioceses que anteriormente pertenciam ao bispado do Rio de Janeiro e nos fornece uma documentação importante do atual bispado de Campos (o antigo Campos dos Goytacazes, no extremo norte do estado do Rio de Janeiro) e o de Duque de Caxias (ao redor da Baía de Guanabara).

Na página Transcrições, é possível baixar, em formato PDF, registros paroquiais de Cabo Frio, que podem ser comparados com os originais hospedados na página Documentos, onde você também encontrará imagens dos seguintes locais: Antonio de Sá, Araruama, Bonito, Cabo Frio, Magé.

A página está em inglês e as imagens podem ser acessadas no seguinte link: The Slave Societies Digital Archive

Nenhum comentário:

Postar um comentário